Os sensores de pressão de gases de escape é um elemento do sistema antipoluição líder motores a diesel para atender a norma europeia para as emissões.
Veja aqui em baixo tudo sobre os sensores de gases de escape para Filtros de Partículas.
1. Dados Técnicos
O elemento sensor é integrado num amplificador que compensa térmicamente. Incorporando com electrónica digital, permite nos programar o sinal de saída entre 0 ÷ 5 V, dependendo dos requisitos que precisam em cada referência.
O DIE é montado em um circuito de cerâmica e as suas ligações eléctricas são feitas por colagem. Tudo isto está protegido com um receptor e um gel de silicone. O circuito electrónico é realizada utilizando tecnologia híbrida devido à sua natureza sensível.
A saída dos sensores de pressão de gases de escape tem uma relação linear entre a diferença de pressão entre a entrada e a saída do filtro de partículas, é expresso numa tensão de saída que corresponde à seguinte fórmula:
Sensores de Pressão de Gases de Escape
2. Composição
Os Sensores de pressão de gases de escape são constituídos pelas seguintes partes:
- Elemento sensor: composta pelo circuito electrónico montado em uma placa cerâmica.
- Corpo: PBT + 30FV geralmente, é o continente do circuito e terminais. Normalmente, a entrada de ar, onde o sensor está colocado.
- Terminais: um circuito que é soldado por soldadura convencional.
- Capa: de vedação em uma das câmaras.
Sensores de Pressão de Gases de Escape
3. Causas de Falhas Possíveis
Deve ser verificado o corpo do sensor e conector do cabo para assegurar a sua boa condição. Além disso, verifique se o corpo do sensor mostra quaisquer rachaduras, amassados ou golpe que poderia ter danificado.
Tenha em mente que, como regra geral, uma inspeção visual não é suficiente para garantir um bom ou mau funcionamento do sensor, mas ajuda a fazer um primeiro diagnóstico.
As causas de falhas poderão ser:
- A deterioração dos tubos (quebra, poros, rachaduras, etc.).
- A deterioração dos cabos de conexão ou o conector.
- Um elemento sensor de deterioração em que uma leitura errada da pressão.
- Um problema de vazamento no sensor.
- A deterioração da ligação entre os tubos e o sensor ou o filtro de partículas.
4. Possíveis efeitos de um Sensor de Pressão de Gases de escape em mau funcionamento:
- Regenerações do filtro de Partículas ciclicamente, quando desnecessárias.
- A perda de potência do motor, se o sensor não detectar correctamente o nível de saturação do filtro o motor irá perder potência.
- Aviso da Luz do filtro de partículas no computador de bordo.
- Diminuição da vida útil do filtro através da realização de regenerações na hora errada.
5. Montagem
As etapas para montar o sensor de Pressão de Gases de escape são:
- Não tendo a ignição ligada (não alimentar os sensores).
- Localize o sensor no veículo (siga os tubos que saem do filtro de partículas)
- Desconectar os tubos de pressão (entrada e saída)
- Desligue o sensor.
- Retire os parafusos de fixação
- Instale o novo sensor e prenda-o